terça-feira, 23 de abril de 2013


Comemora-se hoje, internacionalmente, o Dia Mundial do Livro e os Direitos de Autor. A data foi instituída há 17 anos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura).
Irina Bokova, a diretora-geral da Unesco,destaca a importância desta comemoração uma vez que promove a reflexão coletiva sobre as formas de melhor disseminar “a cultura da palavra escrita e de permitir que todos os indivíduos, homens, mulheres e crianças, tenham acesso a ela” e acrescenta que devemos refletir sobre as mudanças nos livros.
 " Livros digitais oferecem novas oportunidades de acesso ao conhecimento, a um preço reduzido e atingindo grandes áreas geográficas. Livros tradicionais ainda são uma tecnologia eficaz: são seguros contra a falsificação, transportáveis e duráveis quanto ao teste do tempo. Todas as formas de livros são uma contribuição valiosa para a educação e para a disseminação da cultura e da informação. (...) Essa “bibliodiversidade” é nossa riqueza comum, que faz dos livros muito mais do que objetos físicos, porque eles são a nossa mais bela invenção para compartilhar ideias além das fronteiras do espaço e do tempo".

Sem comentários: