Soluções de acessibilidade para iPhone, iPad e iPod touch
A Apple oferece vários produtos de hardware e software (vendidos à parte) que adaptam o o iPhone, iPad e iPod touch para necessidades especiai (1) .
A Music Link, por exemplo, oferece às pessoas com deficiência auditiva um som nítido sem feedback ou ruídos de fundo.
Proloquo2Go é uma aplicação de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) que ajuda pessoas com dificuldades de fala.
Estes são apenas dois dos exemplos daquilo que a Apple oferece para garantir a acesso das pessoas com Necessidades Especiais aos seus produtos.
(1) http://www.apple.com/pt/accessibility/resources/iphone.html
Edilim
Exemplo de exercício de imagem: "quebra-cabeça" (puzzle), muito
apelativo para treinar motricidade fina, capacidade de atenção/
concentração ou despertar a motivação e interesse para algum
tema que se pretenda trabalhar.
Fica aqui a sugestão de um recurso didático, dedicado a potenciar
em nós a aprendizagem e domínio de programas para que permitam
executar recursos didáticos e publicá-los na internet, tendo sempre
como objetivo contribuir para o desenvolvimento de atividades
educativas ajustadas ao perfil dos alunos com necessidades
educativas especiais.
em nós a aprendizagem e domínio de programas para que permitam
executar recursos didáticos e publicá-los na internet, tendo sempre
como objetivo contribuir para o desenvolvimento de atividades
educativas ajustadas ao perfil dos alunos com necessidades
educativas especiais.
O programa Edilim consiste numa aplicação para desenvolver
livros de atividades interativos.
livros de atividades interativos.
Este é o ambiente de trabalho onde começamos a delinear o
nosso livro de atividades.
Para começarmos o nosso livro, devemos previamente elaborar
uma pasta de recursos com: imagens, sons, animações, textos....
que poderemos vir a colocar no nosso projeto de acordo com a
temática escolhida.
nosso livro de atividades.
Para começarmos o nosso livro, devemos previamente elaborar
uma pasta de recursos com: imagens, sons, animações, textos....
que poderemos vir a colocar no nosso projeto de acordo com a
temática escolhida.
Depois podemos optar por uma grande diversidade de exercícios
que poderão fazer parte do nosso livro interativo: informação,
palavras, imagens, números e jogos.
que poderão fazer parte do nosso livro interativo: informação,
palavras, imagens, números e jogos.
Exemplo de exercício de imagem: "quebra-cabeça" (puzzle), muito
apelativo para treinar motricidade fina, capacidade de atenção/
concentração ou despertar a motivação e interesse para algum
tema que se pretenda trabalhar.
Só explorando este recurso poderemos perceber as potencialidades
que ele oferece aos professores, educadores e outros técnicos
intervenientes na educação destes alunos.
que ele oferece aos professores, educadores e outros técnicos
intervenientes na educação destes alunos.
Depois de conhecermos bem os nossos alunos, de os avaliarmos
nas diversas áreas, poderemos conceber Livros de Atividades
Interativos de forma a motivá-los a trabalhar, ultrapassando
as suas dificuldades ou cimentar aprendizagens.
nas diversas áreas, poderemos conceber Livros de Atividades
Interativos de forma a motivá-los a trabalhar, ultrapassando
as suas dificuldades ou cimentar aprendizagens.
O Edilim é uma ferramenta que constitui uma mais valia para
os profissionais da educação. De fácil e intuitiva utilização é
acessível a todos os que se predispõem a aprender mais!
os profissionais da educação. De fácil e intuitiva utilização é
acessível a todos os que se predispõem a aprender mais!
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