quarta-feira, 4 de março de 2009

A inclusão na escola






















Uma situação de inclusão
Comemoração do Carnaval


As colegas do Rafael, a Rita, a Adriana, a Patrícia e a Micaela, foram ter com ele à "Sala dos Amigos" e aí participaram na actividade proposta: máscaras de Carnaval. O Rafael ficou feliz com a presença das colegas que, tal como ele, trabalharam nas suas máscaras, fazendo-o sentir igual a elas.

Nos últimos anos do século XX e nos primeiros anos do século XXI, tomou-se consciência de que a sociedade e o sistema educativo continuam a discriminar e a não conseguir dar resposta a um grande número de crianças e jovens diferentes. Algo mais há a fazer para além de se perceber as suas problemáticas e de lhes tentar responder de forma específica e isolada, considerando que as barreiras à aprendizagem podem ter origens variadas, e que se continua a procurar uma melhoria real e mais justa.A educação inclusiva surge como uma orientação a seguir. Defende-se, não o acentuar da diferença, mas a igualdade de direitos de cada um, com as suas capacidades próprias de aprendizagem.A escola é de todos e para todos e há que criar novas soluções sem barreiras, reinventando a escola.O sucesso reside não só na atitude e no trabalho dos professores mas também na cooperação entre estes e os pais e toda a comunidade educativa, centrando a sua acção no aluno.
Amélia Peixoto

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